domingo, 22 de março de 2015

A Alma Saudável




Você não vai encontrar duas pessoas mais felizes em toda a Gemara que Nachum Ish Gamzu e Chanina ben Dosa. O corpo de Nachum Ish Gamzu sofria da cabeça aos pés e Chanina ben Dosa não podia dar ao luxo de comer qualquer coisa, mas do que carobs durante toda a semana. Sua esposa faltou farinha, até mesmo para o Shabat, e eles nem sequer tinham óleo suficiente para acender velas do Shabat. Tão importante quanto a saúde e renda são, isto não é o que fez Nachum Ish Gamzu e Chanina ben Dosa feliz na vida.

Então, o que fez torná-los felizes? 

Eles tinham almas saudáveis. Uma pessoa com uma alma verdadeiramente saudável não se preocupa com nada. Se alguém embaraçar ou deprecia-lo da pior maneira, ele não fica chateado. Na verdade, nada irrita porque ele vive sua vida em emuna completa. Ele vive a verdade emuna que tudo em sua vida é de Hashem e tudo para o melhor. Portanto, ele não tem nenhum rancor e nem mostra nenhuma malícia em relação a qualquer ser humano na terra. Seu coração não guarda emoções tóxicas, como vingança ou decepção. Ele está satisfeito com a maneira Hashem dirige sua vida e é, portanto, sempre feliz.

Então o que vamos aprender? Uma pessoa feliz é uma pessoa com uma alma saudável. Uma alma saudável é uma alma com emuna. Rebe Nachman diz isso explicitamente, que a alma e emuna são o mesmo aspecto. Simplesmente falando, quando a alma não tem emuna, falta-lhe a saúde. A alma com emuna completa é uma alma completamente saudável. As pessoas com almas saudáveis são genuinamente felizes, independentemente das circunstâncias externas. Este é um pensamento profundo, pois significa que todos nós somos capazes de ser felizes. Assim as pessoas com almas saudáveis vivem a vida boa.

As pessoas com almas insalubres sofrem terrivelmente. Algumas pessoas sofrem de doenças periódicas, como uma alergia sazonal irritante. Algumas pessoas sofrem de condições meteorológicas extremas. Mas uma pessoa com uma alma doentia sofre constantemente. As atribulações da sua alma faz atormentá-lo o tempo todo. Tais sentimentos como ódio e vingança desgasta a alma de uma pessoa como ácido. Preocupação e ansiedade são emoções que dão a uma pessoa sem trégua. Para ele ou ela, a vida é um purgatório constante. Eles sonham com uma existência livre de sofrimento; é por isso que em situações extremas, as pessoas cometem suicídio. Eles querem escapar de sua vida de agonia, que vem de uma alma doentia.

As emoções negativas são indícios de que a alma não está saudável em algum grau.
O que uma pessoa pode fazer para curar a si mesmo? 

Rei David diz no Salmo 34: "Desvia-te do mal e faz o bem." "Faz o bem" é aprender e adquirir emuna, pois nós já aprendemos que uma alma com emuna é uma alma feliz e saudável. "Desvia-te do mal" significa purificar-nos de promiscuidade, de qualquer maneira ou forma, em todos os três níveis de pensamento, fala e ação. As pessoas podem parecerem santo do lado de fora, mas se eles abrigam pensamentos lascivos e obscenos, não há nenhuma maneira que a sua alma pode ser saudável. Além do mais, um indivíduo verdadeiramente modesto é tão modesto no interior como ele ou ela parece estar do lado de fora.

Rebe Nachman de Breslev explica que os pensamentos proibidos são o "chametz" que azeda o coração. Quando a Lei Judaica nos ensina a limpar o chametz dos pequenos cantos e recantos em nosso domínio, também está aludindo aos cantos e recantos de nossos cérebros e corações. Rebe Nachman explica ainda que, quanto menos uma pessoa limpa seu coração de pensamentos lascivos e estranhos, as palavras da oração que registram em seu cérebro não vão ressoar em seu coração; a ressonância de nossas palavras de oração em nossos corações é o que dá a nossa orações intenção e poder. Com a intenção e poder, nossas orações são ouvidas para que cheguem ao trono Celestial.

Não vamos esquecer outro importante ensinamento de Rebe Nachman - a nossa boa inclinação se manifesta de emoções positivas e otimistas, pensamentos positivos. Os pensamentos negativos e emoções negativas são produtos da inclinação para o mal. Quando enchemos nossos cérebros e corações com conteúdo positivo - Torá, oração e contemplação a Hashem - não há espaço para a inclinação para o mal.

Que ninguém se engane a si mesmo - é impossível atingir a emuna necessária para uma alma saudável, sem fazer uma hora de oração pessoal diária. Este é o maior presente do mundo que Hashem nos dá, para quem dedica uma hora por dia para auto-avaliação, teshuvá e falando com o coração para Hashem certamente terá uma alma saudável e uma vida muito boa. Felizes preparações para Pesach!

Por: Rabino Shalom Arush

Nenhum comentário:

Postar um comentário