quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Oração - ligação e devoção a Deus

Rabino Avraham Greenbaum.

Oração

A oração é a raiz de toda ligação e devoção a Deus. A oração é a porta através da qual nos aproximamos de Deus, através da oração podemos vir a conhecê-Lo.

Likutey Moharan II, 84

Oração ajuda para fazer tudo

A oração ajuda para tudo. Mesmo se uma pessoa é incapaz de estudar a Torá, ele será capaz de fazer se ele rezar para conseguir isto. Tudo de bom pode ser alcançado por meio da oração: Torá, devoção, santidade... tudo de bom em todos os mundos! Amém.

Likutey Moharan II, 111


“Cada pessoa deve dizer: O mundo inteiro foi criado para mim” (Sanhedrin 37a).

Se o mundo foi criado para mim, por isso, é a minha obrigação constante para examinar e considerar o que é necessário para reparar o mundo e fornecer as necessidades de todos, e para orar por eles.

Likutey Moharan 1, 5

Seja ousado

O segredo da oração é ser ousado. Temos de ter a audácia de pedir a Deus por tudo o que precisamos – mesmo se nós precisamos de pedir-Lhe para fazer milagres para nós. Somente com coragem e ousadia podemos elevar e orar a Deus.

Quando consideramos a grandeza absoluta de Deus – se podemos formar qualquer concepção disso em tudo – e pensar em nossa própria pequenez e inutilidade, como podemos elevar e rezar diante dEle? Mesmo assim, quando oramos, devemos lançar nossa timidez de lado e corajosamente pedir a Deus por tudo o que precisamos. Somente com ousadia podemos superar os obstáculos e barreiras que se interpõem no caminho de nosso serviço a Deus.

Likutey Moharan I, 30

Nunca insista

Nunca insista em nada em suas orações. Peça o que você quer como um pedido. Se Deus concede-lo, Ele o concederá. E se não, então não!

Independentemente do que você precisa – subsistência, crianças ou qualquer outra coisa – é proibido insistir teimosamente para que Deus deveria cumprir exatamente o que você está pedindo, porque isso é como fazer algo pela força: é um tipo de roubo. Apenas reze e suplique a Deus pela bondade e misericórdia.

Likutey Moharan I, 20 & 196

A bondade de Deus

Deus nos faz uma grande bondade por nos permitir usar termos humanos ao abordar Ele em oração e por responder às nossas solicitações. Se não fosse por Sua bondade, seria totalmente inadequado para dirigir a Ele com nomes, descrições e louvores que consistem em meras palavras e letras. O fato de que somos capazes de fazer isso tudo é devido a bondade de Deus.

A realização disso, embora Deus é exaltado além de todos os títulos humanos e louvores, permite-nos dirigir a Ele em termos humanos, a fim de nos ligar a Ele, não deve ser suficiente para nos inspirar a orar com fervor e paixão. Este é um sinal do Seu grande amor e terna misericórdia. Devemos, portanto, pelo menos, ser sincero quando se dirigir a Ele dessa forma, pois é somente através de Seu amor e misericórdia que somos capazes de fazê-lo em tudo.

Likutey Moharan I, 15

Ore com grande força, colocando todo o seu poder nas palavras de suas orações.

Você deve forçar-se a rezar. Algumas pessoas dizem que uma pessoa não deve forçar-se a orar, mas o oposto é verdadeiro. Você deve forçar-se a colocar toda a sua força em suas orações.

A verdadeira devoção é ligar o pensamento à palavra, concentrando sua mente sobre as palavras das orações, ouvindo e prestando muita atenção ao que você está dizendo. Desta forma o seu poder interior entrará em suas orações automaticamente.

Todo o seu poder interior espera o momento em que é elaborado em palavras de santidade. Quando você concentrar seus pensamentos sobre o que você está dizendo, esse poder corre para fora, para as palavras. Basta prestar atenção às palavras e sua força interior entrará em suas orações sem ter que forçá-lo.


Sichot Haran #66

DE: The Essential Rabbi Nachman editado por Azamra Institute, Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário