domingo, 21 de agosto de 2016

Fazendo a nós mesmos uma Favor



Por Rabino Shalom Arush.

Elul está quase aqui novamente e é hora de arranjar a nossa casa em ordem antes das Grandes Festas.

Hashem quer que sejamos corajosos o suficiente para ir a Ele e confessar, falar a verdade, não importa o quão baixo nós poderiamos estar. A confissão sincera e verdadeira de uma pessoa que fez mesmo um terrível pecado é muito mais querido a Hashem. Hashem quer a verdade, não exibição vazia de piedade.

Portanto Rebe Nachman diz que o valor da oração pessoal excede tudo, pois é a base da criação de um relacionamento verdadeiro, duradouro e pessoal com Hashem. Como calmante é o derramar do seu coração para Hashem! Nossos Sábios, portanto, diz (Tratado Avot, 4:17), "Uma hora de teshuvá e boas ações neste mundo é melhor do que todo o mundo vindouro." Com uma hora diária de oração pessoal, você vai conhecer Hashem. Isso ajuda a pessoa a lançar fora as mentiras, dúvidas e equívocos que a inclinação do mal tenta plantar em seu coração e mente. Meu caro aluno, o Rabino Yosef Rand, que Hashem abençoá-lo, disse-me uma interpretação interessante do que dizem os nossos Sábios (Tratado Berachot, 9b), "Preocupe-se com o problema na sua hora", em outras palavras, espere para se preocupar. Rabi Rand me disse que toda a nossa preocupação com um problema deve ser "em sua hora", a hora diária que falar com Hashem na oração pessoal.


Quando uma pessoa se acostuma a uma hora diária de oração pessoal e pára de culpar os outros por seus problemas, ele assume a responsabilidade por si mesmo. As palavras que ele fala com Hashem ajudá-lo a ver a verdade, para entender o que está acontecendo em sua vida, e para realizar seu degrau espiritual real, sem enganar-se em todos os tipos de fantasias. Ele busca chegar perto de Hashem do seu ponto de verdade. Ele é franco e sincero.


O Zohar implora uma pessoa a fazer um balanço de si mesmo diariamente antes de ir dormir à noite. Como o Rei Salomão diz (Eclesiastes 9:10), "Não há nem fazer nem acerto de contas, nem conhecimento, nem sabedoria na sepultura onde você está indo." Em outras palavras, no outro mundo, nós não seremos capazes de corrigir o que for possível neste mundo. Nosso acerto de contas diário é, portanto, uma parte extremamente importante de nossas vidas. Através do exame de consciência e teshuvá diários, uma pessoa vira todos os seus contratempos em triunfos. Então vamos parar de se esconder de Hashem.

Os comandos da Torá (Números 5:6), "Fala aos Filhos de Israel:. Um homem ou mulher que cometer uma transgressão...confessará o pecado que eles fizeram" Hashem sabe que nós vamos pecar, então Ele nos dá conselhos simples e eficaz a respeito de como corrigi-lo – pela confissão diretamente a Ele.


O objetivo da confissão é nos permitir parar de se esconder, em outras palavras, superar a vergonha e embaraço em admitir que fizemos algo errado. O mais importante, porém, confessando nos ajuda a internalizar o fato de que não podemos proteger-nos contra o pecado sem a ajuda constante de Hashem. Em nossas confissões públicas (Tachanun, após a Amida em nossas orações diárias de Shacharit e Minchá), dizemos: "Ó D'us e D'us de nossos pais, que nossas orações venha diante de Ti, e não ignore as nossas súplicas, pois não somos insolente e de dura cerviz para lhe dizer que somos justos e não temos cometido pecado, mas nós e os nossos antepassados pecaram". Nosso mérito em oração é que não estamos escondendo de Hashem e que estamos admitindo nossos erros. Em virtude de nossa confissão, podemos pedir perdão completo de Hashem.



O Zohar ensina um princípio surpreendente: quando uma pessoa confessa a Hashem, todo o mekatregim, os anjos de acusação, são silenciados. Hashem diz-lhes, "Eu não preciso ouvir a calúnia de vocês! O indivíduo já confessou e pediu meu perdão!" Mas, quando uma pessoa tenta esconder de Hashem, os anjos de acusação exigem justiça e julgamentos muito severos surgem e se manifestam como todos os tipos de dificuldades na vida da pessoa. Consequentemente, aquele que toma a iniciativa e confessa - o mais rapidamente possível após a transgressão, e pelo menos em uma base diária - está a fazer-se um favor magnífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário