terça-feira, 16 de maio de 2017

Os Treze Princípios da Fé



SEGMENTOS DO CURSO

Torá para as Nações: Judaísmo 101

Este curso contínuo sobre os fundamentos da fé e da prática da Torá para os números florescentes em toda a África, Ásia e muitos outros lugares em todo o mundo que procuram informações confiáveis sobre o Judaísmo autêntico, a fim de fazer escolhas informadas sobre seu caminho como Judeus ou Noéticos, em face de uma grande confusão e 
desinformação.

JUDAÍSMO 101 não é um curso de conversão Judaica, mas pode servir de guia para estudantes, professores, líderes comunitários, potenciais conversos, retornados à Torá e pessoas de todas as fés e origens que buscam a verdadeira compreensão da missão do Povo de Israel.

Elijah o Profeta disse: Eu chamo o céu e a terra para testemunhar para mim, se é um Judeu ou um gentio, um homem ou uma mulher, um escravo ou uma empregada doméstica, tudo depende das ações da pessoa: de acordo com o que a pessoa Faz, então o Espírito Santo repousa sobre eles." (Tanna d'vei Eliyahu 9:1)

PARTE 1

Os Treze Princípios da Fé

Os princípios fundamentais da fé da Torá foram compilados pelo sábio e codificador eminente da lei da Torá, Rabi Moshe ben Maimon (também conhecido como "Maimonides" ou "O Rambam", em 1135-1204). Muitas congregações Judaicas costumam recitar os Treze Princípios da Fé todos os dias após as orações da manhã.

1. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu nome, é o Criador e Governante de todos os seres criados, e que somente Ele fez, faz e fará tudo o que é criado.

2. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu nome, é uma Unidade, e não há Unidade como Ele de qualquer maneira, e Ele é o nosso Deus, que era, que é, e que sempre será.

3. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu nome, não é um corpo material e não é afetado por fenômenos físicos, e nada que possa comparar com Ele.

4. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu nome, é o primeiro e o último.

5. Eu creio com fé completa que somente ao Criador, bendito seja Seu nome, é apropriado orar, e não é apropriado orar a qualquer outro além Dele.

6. Eu creio com fé completa que todas as palavras dos profetas são verdadeiras.

7. Eu creio com fé completa que a profecia de Moisés, nosso mestre, a paz esteja com ele, era verdadeira e que ele foi o pai de todos os profetas, tanto aqueles que vieram antes dele quanto aqueles que vieram depois dele.

8. Eu creio com fé completa que toda a Torá como a temos agora em nossas mãos é o que foi dado a Moisés, a paz esteja com ele.

9. Eu creio com fé completa que esta Torá nunca será alterada e nunca haverá outra Torá do Criador, bendito seja Seu nome.

10. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja o Seu nome, conhece as ações de todos os homens e todos os seus pensamentos, como está escrito: "Ele Que molda seus corações todos juntos, Que compreende todos os seus atos." (Salmos 33:15).

11. Eu creio com fé completa que o Criador, bendito seja Seu nome, recompensa aqueles que guardam Seus mandamentos e castiga aqueles que violam Seus mandamentos.

12. Eu creio com fé completa na vinda do Messias, e mesmo que ele possa tardar em vir, no entanto, eu antecipo todos os dias que ele virá.

13. Eu creio com fé completa que a ressurreição dos mortos ocorrerá no momento em que o Criador, bendito seja o Seu nome, deseje — que Seu Nome seja exaltado para sempre e para toda a eternidade.

Por Azamra Institute.

Oficialmente postado em http://www.azamra.org/nations/judaism-101.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário